A Vida é Curta...


* * * * * * A vida é curta, quebre as regras, perdoe rapidamente, beije demoradamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente, e nunca deixe de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. A vida não pode ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, devemos dançar...


segunda-feira, 19 de março de 2012

***Reflexão....


Inclusão.

Quando a gente escuta esta palavra imagina que é uma das melhores coisas que se pode fazer para mostrar que todos somos iguais...

Mas, será que isto é verdade???
O meu filho faz natação há muitos anos e há dois meses atrás ele trocou de horário, conseqüentemente, trocou também de turma.
Nessa nova turma há duas meninas e um menino.
Uma das meninas, uma criança especial... Será esse o nome que deveríamos dar??? Não sei.
Bom, uma das crianças que faz natação nesta turma não olha para ela, a criança especial...
Porém, orientada pelo professor, a "criança especial" faz tudo direitinho.
Na semana das crianças os alunos faziam as aulas e logo iam brincar, mas ninguém brincava com a menina, só o professor.
Quando terminou a aula eu fiquei tão triste que falei com meu filho sobre o quanto eu sentia por ele não compartilhar com ela. Ela era sua companheira de natação!
E ele falou:
 "Mãe, eu sei, ela faz parte da minha turma."
Foi quando respondi:
"Mas ninguém brinca com ela... Assim, Gabriel, eu quero que você, na próxima aula, ao chegar, cumprimente a menina e que na hora de brincar que você faça com que ela também se sinta parte da turma."
E assim ficou combinado.
Chegou a semana seguinte, a menina não foi.
E assim, durante três semanas, ela não faltou à aula.
Nesta quarta feira eu tinha que deixar o Gabriel na aula e ir embora. Mas antes de partir fui até o professor de natação e pedi: quando a menina chegar ( não sei o nome dela, e o professor também não sabe), por favor peça ao Gabriel para cumprimentá-la e para que brinque com ela.
E foi só aí que compreendi o porquê das crianças não a incluírem. Quando fiz o pedido ao professor, ele me devolveu a pergunta:
"Ela.. ah... sim, mãe, a menina grande?"
Respondi que era ela sim.
E o professor disse:
“... Ah, ela... Não sei se a senhora percebeu que ela é especial.."
Olhei para o professor... sem entendê-lo bem...
E ele prosseguiu:
"Ela tem três semanas que não vem às aulas..."
Foi quando lembrei o professor de que ele entra na piscina, cumprimenta cada um e começa a aula. Apenas isto. Ele nunca apresentou as crianças umas às outras. Ele nunca mostrou que eles são uma turma, ou seja, ele dá aula individual, só que em turma!
Os instrutores, professores, muitas vezes parecem não ter pedagogia. E assim, este professor perdeu a chance de mostrar para as outras crianças o que é importante quando temos numa turma uma pessoa especial, o que realmente é inclusão.
Espera aí, acho que entendi! Só se inclusão é uma palavra que está escrita numa lei que me obriga a colocar pessoas diferentes num mesmo lugar, mas que não me obriga a ensinar o que é,em verdade o compromisso com o outro...

TEXTO DE FLORANGEL MARQUEZ

Um comentário:

  1. Oi sou Florangel Márquez..pasei para agradecer a sua visita pelo papo entre pais...obrigada por publicar

    ResponderExcluir